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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quebra gelo

1-GRAVANDO NOMES:

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. 
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas. 

2-A LINGUA DOS SINAIS:

Escreva as frases abaixo em tiras de papel. Peça a alguns participantes que escolham uma tira e, por meio de gestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, eles tentam adivinhar o que foi "dito" :

Cai fora! Eu te amo. Você poderia me ajudar, por favor? Eu não estou entendendo. Por que vc fez isto? Eu não acredito. Não foi culpa minha. Que chulé vc tem! Estou com medo. Não pegue isto. Vai me deixar só? Chame a polícia.

 Incremente o exercício fazendo com que os participantes dialoguem por meio de gestos. Podem usar estas frases ou criarem outras.

3-PASSANDO O CHAPÉU:

Divida a célula em 2 grupos formando uma fila. Dê então um boné ou chapéu para a primeira pessoa da fila. A brincadeira é fazer o boné chegar ao ultimo, passando de cabeça em cabeça sem usar as mãos,braços ou pernas.

4-PROVA DE EQUILÍBRIO:

Divida o grupo em duplas - em seguida faça a dupla sentar ao chão, de costas um para o outro, com os braços entrelaçados, com os pés para frente. Cada dupla deve levantar-se do chão o mais breve que puder...se puder é claro.
Obs:melhor fazer o quebra-gelo menina com menina e
Menino com menino

5-DO QUE ELES ESTÃO FALANDO? :

Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos descubram o nome.

6-PROVA DE DITADO:

Divide-se o grupo em duas equipes, colocando-se os mesmos um de frente para o outro. O chefe do grupo 1 diz um provérbio. Antes que ele possa contar até 10, o grupo 2 (no caso adversário) deve citar outro provérbio. Sempre que um dos grupos falhar perde um membro para o outro grupo, o qual irá juntar-se aos vencedores. Não vale repetir os provérbios. O jogo termina quando os jogadores estiverem todos num grupo, ou quando ninguém souber um novo provérbio. Neste caso ganha o grupo que apresentar maior número de membros.



7-FAÇA O QUE EU FAÇO:

Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que se lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

8-NOME E QUALIDADE :

Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro- perseverante. O 2ºdiz Lucia-linda e mais seu nome e qualidade. O ultimo terá que dizer o nome de todos e as qualidades.

9-QUE DESENHO É ESSE? :

Cada participante fará um desenho com o seu dedo nas costas da pessoa a sua frente.Você terá que adivinhar que desenho foi feito em você. Somente sairá da brincadeira quem acertar o desenho.

10-FAZENDO COMPRAS
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.
(O objetivo desses quebra-gelos é descontrair os participantes e fazer com que haja uma interação entre eles )


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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quebra gelo

1-GRAVANDO NOMES:

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. 
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas. 

2-A LINGUA DOS SINAIS:

Escreva as frases abaixo em tiras de papel. Peça a alguns participantes que escolham uma tira e, por meio de gestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, eles tentam adivinhar o que foi "dito" :

Cai fora! Eu te amo. Você poderia me ajudar, por favor? Eu não estou entendendo. Por que vc fez isto? Eu não acredito. Não foi culpa minha. Que chulé vc tem! Estou com medo. Não pegue isto. Vai me deixar só? Chame a polícia.

 Incremente o exercício fazendo com que os participantes dialoguem por meio de gestos. Podem usar estas frases ou criarem outras.

3-PASSANDO O CHAPÉU:

Divida a célula em 2 grupos formando uma fila. Dê então um boné ou chapéu para a primeira pessoa da fila. A brincadeira é fazer o boné chegar ao ultimo, passando de cabeça em cabeça sem usar as mãos,braços ou pernas.

4-PROVA DE EQUILÍBRIO:

Divida o grupo em duplas - em seguida faça a dupla sentar ao chão, de costas um para o outro, com os braços entrelaçados, com os pés para frente. Cada dupla deve levantar-se do chão o mais breve que puder...se puder é claro.
Obs:melhor fazer o quebra-gelo menina com menina e
Menino com menino

5-DO QUE ELES ESTÃO FALANDO? :

Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos descubram o nome.

6-PROVA DE DITADO:

Divide-se o grupo em duas equipes, colocando-se os mesmos um de frente para o outro. O chefe do grupo 1 diz um provérbio. Antes que ele possa contar até 10, o grupo 2 (no caso adversário) deve citar outro provérbio. Sempre que um dos grupos falhar perde um membro para o outro grupo, o qual irá juntar-se aos vencedores. Não vale repetir os provérbios. O jogo termina quando os jogadores estiverem todos num grupo, ou quando ninguém souber um novo provérbio. Neste caso ganha o grupo que apresentar maior número de membros.



7-FAÇA O QUE EU FAÇO:

Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que se lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

8-NOME E QUALIDADE :

Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro- perseverante. O 2ºdiz Lucia-linda e mais seu nome e qualidade. O ultimo terá que dizer o nome de todos e as qualidades.

9-QUE DESENHO É ESSE? :

Cada participante fará um desenho com o seu dedo nas costas da pessoa a sua frente.Você terá que adivinhar que desenho foi feito em você. Somente sairá da brincadeira quem acertar o desenho.

10-FAZENDO COMPRAS
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.
(O objetivo desses quebra-gelos é descontrair os participantes e fazer com que haja uma interação entre eles )


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